Um projeto educacional desenvolvido por alunos da EMEFTI Leonilda das Graças Langa, em Nova Valverde, Cariacica, foi selecionado para o 16º Festival Internacional de Curtas Escolares Macacu Cine.
O curta-metragem “O Primeiro Dia” concorrerá no festival, e os alunos são os únicos representantes do Espírito Santo na competição. O filme foi produzido durante a eletiva de cinema Cine Langa, idealizada pelo professor Adonel Junior, e a expectativa entre os participantes é alta.
O curta-metragem, resultado de meses de trabalho, envolveu os alunos em todas as etapas de produção, desde a concepção do roteiro até a gravação e edição. O projeto foi uma oportunidade para os estudantes explorarem o mundo da produção audiovisual, como explica o professor Adonel Junior, idealizador do Cine Langa.
“Essas atividades permitem que os alunos explorem diversas habilidades essenciais de forma prática e colaborativa. Ao participar da criação de um curta, as crianças desenvolvem o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, enquanto aprendem sobre narrativa, linguagem audiovisual e técnicas de comunicação”, afirmou.
O projeto contou com a participação ativa dos professores e alunos da escola, que se revezaram nos papéis de atores e atrizes durante a produção do filme. A professora Regina Dornelas colaborou nos primeiros estágios do projeto, sendo posteriormente acompanhada pela professora Stephanie Anjos, que também contribuiu para a realização do curta.
“Foi um trabalho em equipe que proporcionou um ambiente de aprendizado rico e diversificado para os estudantes”, ressaltou o professor Adonel.
Com a seleção para o festival, os alunos agora aguardam ansiosos o resultado, e contam com o apoio da comunidade para conquistar o prêmio.
“Temos honra de sermos os únicos representantes do Espírito Santo neste festival e precisamos de votos para trazermos o prêmio para terras capixabas”, destacou o professor Adonel, apelando ao público para votar no curta-metragem.
A participação dos estudantes no Macacu Cine também foi comemorada pela Secretaria Municipal de Educação de Cariacica.
“A participação dos alunos nesse projeto é motivo de orgulho para toda a nossa rede de ensino. Projetos como esse demonstram o poder transformador da educação, que vai além da sala de aula, desenvolvendo competências que os prepararão para o futuro”, afirmou a secretária de Educação, Luzian Belisario.
O 16º Festival Internacional de Curtas Escolares Macacu Cine reúne produções de escolas de todo o Brasil e do exterior, promovendo a troca de experiências entre estudantes e incentivando o interesse pela produção audiovisual. A votação do público será essencial para definir os vencedores da edição deste ano.