O Espírito Santo ultrapassou as metas parciais de cobertura vacinal estabelecidas para 2024 nas vacinas Tríplice Viral e Rotavírus, essenciais para crianças menores de dois anos. De acordo com dados preliminares, a cobertura estadual para a primeira dose da Tríplice Viral atingiu 95,46%, enquanto para a segunda dose de Rotavírus chegou a 90,06%. A meta definida pelo Ministério da Saúde para ambas as vacinas é de 95% e 90%, respectivamente.
Os números são referentes ao segundo quadrimestre de 2024, e a expectativa da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), é que essas coberturas cresçam ainda mais até o final do ano. As vacinas fazem parte do calendário prioritário de imunização infantil do Estado, que busca proteger crianças menores de dois anos contra doenças graves.
A Tríplice Viral previne sarampo, caxumba e rubéola, sendo administrada aos 12 e 15 meses de idade. Já a Rotavírus protege contra a infecção viral que causa diarreia severa em crianças, e é aplicada em duas doses, aos 2 e 4 meses de vida, exclusivamente por via oral.
Danielle Grillo, coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, atribui o aumento das coberturas vacinais às ações conjuntas realizadas com os municípios.
“A implementação do microplanejamento para as atividades de vacinação de alta qualidade, das campanhas de multivacinação, do monitoramento das estratégias de vacinação (MEV) e da busca ativa de não vacinados pelas equipes de Atenção Primária em Saúde foram fundamentais”, destacou Grillo. Ela também mencionou o impacto positivo da qualificação dos dados de vacinação por meio do sistema Vacina e Confia.
Em 2024, a primeira meta de vacinação superada no Estado foi a da vacina BCG, que alcançou uma cobertura de 93,16% em julho, acima da meta de 90%.
Dados vacinais
Até o final de agosto, 33.100 doses da primeira dose da Tríplice Viral foram aplicadas, resultando na cobertura de 95,46%. Para a vacina de Rotavírus, 31.230 doses da segunda dose foram contabilizadas, atingindo 90,06% do público-alvo.
Nos últimos três anos, o Espírito Santo não havia conseguido atingir as metas para essas vacinas. Em 2023, a cobertura da Tríplice Viral foi de 86,04%, e a de Rotavírus, 89,14%. Em 2022, esses números foram de 88,57% e 83,47%, respectivamente.