Os moradores do Residencial Rio Doce, no bairro Aviso, em Linhares, receberam uma nova escola de ensino fundamental que homenageia o professor Jocival Marchiori, a primeira vítima fatal da covid-19 no município.
Com investimento de mais de R$ 14 milhões, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Jocival Marchiori tem capacidade para atender 720 alunos e conta com 12 salas de aula, laboratórios modernos, pátios e salas climatizadas.
Jocival Marchiori, que atuou por mais de 30 anos na rede estadual de educação, foi diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Emir de Macedo Gomes, conhecida como Colégio Estadual de Linhares, por 25 anos. Ele havia se aposentado poucos meses antes de falecer, em 2020, durante o início da pandemia.
A escola foi construída com recursos próprios do município e oferece uma estrutura que inclui salas climatizadas, banheiros acessíveis, pátios cobertos e ao ar livre, além de espaços dedicados a atividades extracurriculares.
Com a entrega da nova unidade de ensino, Linhares agora conta com 96 escolas, incluindo centros de educação infantil e unidades de ensino fundamental. Além de atender os alunos do Residencial Rio Doce, a escola também receberá estudantes do Residencial Mata do Cacau, ampliando a oferta de vagas na região.
A prefeitura destacou a importância da preservação do patrimônio público e lembrou que a população deve cuidar da nova escola como se fosse sua casa. “Qualquer ato de vandalismo ou depredação deve ser denunciado”, orientou, fornecendo os números da Polícia Militar (181) e da Guarda Civil Municipal (153) para eventuais denúncias.