Treze cidades do Espírito Santo estão em alerta vermelho devido ao calor extremo, que tem mantido as temperaturas 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos. O aviso foi emitido nesta quinta-feira (26), alertando para os riscos que o calor prolongado representa à saúde da população local, principalmente com a umidade do ar abaixo de 30% em algumas regiões.
As cidades afetadas pelo alerta são: Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iúna, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy e São José do Calçado.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) destaca que o calor excessivo pode causar problemas de saúde, como desidratação, exaustão pelo calor e até mesmo agravamento de doenças crônicas.
“É importante que as pessoas fiquem atentas à hidratação e evitem exposição ao sol nos horários de maior temperatura”, orienta o órgão.
Além disso, a previsão para esta quinta-feira (26) é de baixa umidade do ar em algumas regiões do Espírito Santo, especialmente na metade oeste do estado. Segundo o Incaper, os termômetros devem atingir até 33°C na Grande Vitória e 37°C na região Sul. A sexta-feira (27) deve continuar com temperaturas elevadas em todo o estado, sem previsão de chuva.
Apesar da continuidade do calor, a situação climática deve mudar no sábado (28) com a chegada de uma frente fria.
“A passagem da frente fria pelo litoral capixaba vai trazer um aumento da nebulosidade e chuvas, especialmente na metade sul do estado”, informou o Incaper. As temperaturas tendem a diminuir em todas as regiões a partir de sábado.
O alerta é um dos mais severos emitidos recentemente no Espírito Santo, com orientações para que a população siga as recomendações de especialistas e acompanhe as atualizações meteorológicas.