O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta terça-feira (17) que o estado enfrenta uma forte estiagem, com rios em níveis mínimos, resultado de baixos índices de chuva registrados nos últimos meses, agravando a seca em várias regiões.
Para mitigar os efeitos dessa situação crítica, a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Agerh) publicará no Diário Oficial uma Resolução de Alerta com medidas para o uso consciente e restrições para os setores que mais utilizam água no estado.
A decisão visa garantir o abastecimento de água para a população e assegurar recursos hídricos para os animais, com o objetivo de evitar maiores problemas de escassez no curto e médio prazo.
“Estamos passando por uma forte estiagem no Espírito Santo, com os rios em níveis mínimos”, afirmou Casagrande, alertando sobre a gravidade da situação.
Na próxima quarta-feira (18), o governador irá reunir o Comitê de Enfrentamento às Queimadas e Estiagem para discutir novas ações e combater os efeitos dessas adversidades naturais. A expectativa é que novas medidas sejam anunciadas após o encontro.
Casagrande ressaltou que a prioridade do governo é garantir que a água chegue a todos os lares capixabas e que os animais tenham o necessário para sobreviver. A Resolução de Alerta também focará em setores econômicos que fazem uso intenso de recursos hídricos, impondo restrições adicionais como forma de preservação.
“Vamos reunir o comitê nesta quarta-feira para enfrentar os efeitos das queimadas e estiagem, além de anunciar novas ações”, complementou o governador em sua publicação oficial.