geral

Seca no Espírito Santo se agrava; veja cidades com piora nos índices

06 set 2024 - 16:57

Redação Em Dia ES

Share
Segundo o Incaper, 50 municípios passaram de "seca fraca" para "seca moderada", de junho para julho deste ano
Seca no Espírito Santo se agrava; veja cidades com piora nos índices. Foto: Reprodução

O Espírito Santo apresentou um agravamento na severidade da seca entre os meses de junho e julho de 2024, conforme apontado pelo Monitor de Secas. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), 50 municípios capixabas registraram aumento na intensidade da seca, passando de fraca para moderada.

O fenômeno, que também foi observado em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, decorreu de chuvas abaixo da média, gerando impactos de curto e longo prazo, principalmente no centro-norte do Estado, e de curto prazo no restante do território capixaba. Segundo o Incaper, 100% do Espírito Santo apresentou seca durante esse período.

Essa é a condição mais severa registrada no Estado desde outubro de 2022, quando 81% do território enfrentou seca moderada. A empresa de meteorologia Climatempo destacou que o fenômeno atual tem gerado preocupações quanto aos impactos nas culturas agrícolas e nos recursos hídricos, como explicou o meteorologista Hugo Ramos, do Incaper. “Estamos no período mais seco do ano, e para algumas culturas mais sensíveis, a falta de água e o calor afetam diretamente o desenvolvimento”, afirmou Ramos.

Municípios afetados
Entre os municípios afetados, destacam-se 29 que permanecem com seca fraca, como Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Vitória e Vila Velha. Já as cidades que registraram seca moderada somam 50, entre elas Linhares, São Mateus, Serra e Colatina.

Consequências
Segundo Maria Clara Sassaki, especialista da Tempo OK, a redução drástica de chuvas não só prejudicou a umidade do solo, como também pode dificultar sua recuperação quando as chuvas retornarem. “Quando o solo está muito seco, a chuva tende a escoar antes de ser absorvida. Isso compromete a recarga hídrica e fragiliza ainda mais o solo”, explicou a meteorologista.

Além da agricultura, a seca afeta diretamente os níveis dos rios e reservatórios do Estado, podendo comprometer o abastecimento de água em diversas regiões. As autoridades seguem monitorando o fenômeno para mitigar os impactos.

0
0
Atualizado: 06/09/2024 17:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.