Os clientes do Banestes que utilizam os cartões Banescard Visa agora contam com uma nova ferramenta de segurança para confirmação de compras suspeitas. A verificação será feita por meio do WhatsApp, com mensagens automáticas enviadas ao cliente sempre que houver suspeita de fraude, facilitando a validação das transações.
É importante destacar que o canal oficial é o número +55 11 5196-2390 do chat no WhatsApp. O motivo do DDD ser 11 é por se tratar de um serviço contratado de uma empresa de São Paulo.
A ferramenta foi desenvolvida para tornar mais ágil o processo de identificação de compras fraudulentas. Quando uma compra é considerada suspeita, o cliente recebe uma mensagem do número +55 11 5196-2390, pertencente à central de monitoramento, para confirmar se a transação é legítima ou se deve ser bloqueada preventivamente. Este é o único número oficial de verificação automática de compras do Banestes no WhatsApp, com funcionamento exclusivo via chatbot.
O sistema utiliza um canal oficial verificado, identificado pelo selo azul e pela logomarca do Banestes no perfil, e tem como objetivo permitir que o cliente valide ou bloqueie a transação antes de qualquer medida restritiva. Caso o cliente reconheça a compra, ele deverá responder “SIM” à mensagem; se não reconhecer, responderá “NÃO”, acionando automaticamente o bloqueio do cartão.
O diretor de Meios de Pagamento do Banestes, Marcos Vinícius Nunes Montes, destacou que essa tecnologia visa agilizar o processo de segurança, evitando o bloqueio de cartões em casos de compras legítimas e prevenindo fraudes de maneira eficiente. Já a diretora de Riscos e Controle, Joseane Zoghbi, reforçou a importância de conscientizar os clientes sobre a segurança digital, lembrando que nenhum dado pessoal ou de pagamento deve ser fornecido.
Para mais informações, os clientes podem acessar o site do Banestes ou entrar em contato com a central de atendimento.