O Espírito Santo terá um fim de semana de clima seco e temperaturas estáveis, com predomínio de sol e poucas nuvens em grande parte do Estado.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão para a sexta-feira (30), sábado (31) e domingo (1º) é de céu claro, com possibilidade de chuva rápida apenas na manhã de sexta-feira e domingo no litoral Norte.
A umidade relativa do ar pode atingir níveis críticos, especialmente à tarde, nas regiões Sul, Serrana e Noroeste, onde pode cair abaixo de 30%.
Na sexta-feira (30), o céu ficará claro em quase todo o Estado, com chuva rápida pela manhã no litoral Norte. Na metade Sul do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, praticamente não haverá nuvens.
A umidade relativa do ar pode atingir níveis abaixo de 30% à tarde nas regiões Sul e Serrana, com vento moderado em todo o litoral.
As temperaturas variam entre mínima de 17 °C e máxima de 26 °C na Grande Vitória, enquanto nas regiões Sul e Serrana as mínimas podem chegar a 17 °C, e as máximas, a 29 °C.
Para o sábado (31), o cenário de tempo aberto se mantém em todo o Estado, sem previsão de chuva. A umidade relativa do ar segue crítica em alguns trechos das regiões Sul, Serrana e Noroeste, com possibilidade de queda abaixo de 30% à tarde.
O vento continua moderado no litoral Sul e na Região Metropolitana. As temperaturas na Grande Vitória variam de 17 °C a 27 °C, e nas demais regiões, as mínimas ficam entre 14 °C e 20 °C, com máximas que podem atingir 31 °C na Região Norte.
No domingo (1º), início de setembro, o tempo permanece quente e seco, com poucas nuvens e sem expectativa de chuva, exceto por uma possível chuva rápida pela manhã no litoral Norte.
A umidade relativa do ar pode cair ainda mais, abaixo de 20% em partes das regiões Sul e Serrana, enquanto o vento moderado continua no litoral, com possíveis rajadas no litoral Sul. As temperaturas seguem estáveis, com mínimas entre 14 °C e 20 °C e máximas que podem chegar a 31 °C.
O Incaper alerta para a necessidade de atenção à hidratação, especialmente nas regiões onde a umidade do ar pode atingir níveis críticos.
Além disso, é recomendável que a população esteja preparada para enfrentar o tempo seco, com cuidados redobrados em relação à saúde respiratória e ao consumo de água.