A Polícia Militar apreendeu 197 frascos de fentanil, droga 50 vezes mais potente que a heroína e 100 vezes mais forte que a morfina. Essa foi a maior apreensão da droga feita no Espírito Santo. Na mesma operação, foram apreendidos 206 pinos de crack, 548 pinos de cocaína e 1,6 kg de cocaína.
Em entrevista à TV Vitória, o tenente Moraes, que participou da ocorrência, disse que a suspeita é de que a droga seja utilizada para potencializar os efeitos de outras drogas.
“É uma droga poderosíssima e potente. O próprio manuseio da droga é altamente perigoso por conta da alta absorção. Temos que ter um cuidado muito grande até mesmo para apreender. Ainda estamos caminhando para identificar como essa droga está sendo utilizada na mistura para cocaína ou crack. Tudo leva a crer, com as apreensões, que o fentanil está sendo utilizado para potencializar as drogas que são vendidas nas bocas de fumo”, disse ele.
Durante o patrulhamento, os policiais avistaram diversos suspeitos que, ao perceberem a presença das equipes, fugiram rapidamente do local. As drogas foram encontradas após os militares seguirem o grupo. O material foi entregue na 1ª Delegacia Regional de Vitória. Nenhum suspeito foi detido.
Riscos à saúde
O fentanil é um composto químico que tem se tornado alvo de traficantes de drogas no Brasil. A preocupação das autoridades é o forte poder de destruição que ele é capaz de causar no organismo dos usuários.
Com uma potência 50 vezes maior que a heroína e 100 vezes mais forte que a morfina, o fentanil tem sua raiz na medicina, sendo sintetizado nos anos 60 como um anestésico. No entanto, tem deixado de ser simplesmente um material hospitalar e passado a integrar esquemas de tráfico de drogas.