economia

ES subiu 4 posições no ranking de Competitividade dos municípios brasileiros

21 ago 2024 - 12:30

Redação Em Dia ES

Share
O governador Renato Casagrande comemorou o avanço
A capital do Espírito Santo, Vitória, subiu cinco posições e chegou à terceira colocação do levantamento anual. Foto: Yuri Barichivich

O Estado do Espírito Santo subiu do décimo para o sexto lugar no ranking de Competitividade dos Municípios brasileiros em 2024. Duas cidades capixabas com mais 80 mil habitantes estão entre as 100 mais bem colocadas no país.

O estudo feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP) avaliou indicadores como acesso a saúde, educação e outros serviços em 10 cidades. Todos os municípios foram avaliados a partir de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.

Dentre as dimensões, a sociedade é a que teve o maior peso na avaliação (42,4%), seguida pela dimensão econômica (38,1%) e pela dimensão instituições (19,5%), respectivamente.

A capital do Espírito Santo, Vitória, subiu cinco posições e chegou à terceira colocação do levantamento anual, atrás de Florianópolis (1ª) e São Paulo (2ª). Das 10 cidades do Espírito Santo analisadas, sete estão entre as duzentas primeiras colocações.

A Capital também se destaca nos pilares de inovação e dinamismo econômico e inserção econômica, em ambos na 7ª colocação.

Já em relação aos indicadores, a cidade atingiu a nota máxima em cobertura da coleta de resíduos domésticos, cobertura de saúde suplementar, cobertura do abastecimento de água, desmatamento ilegal, destinação do lixo, taxa bruta de matrícula – ensino superior e velocidade do desmatamento ilegal.

Ranking de cidades capixabas
No que diz respeito às outras cidades capixabas, a segunda mais bem colocada no ranking geral é Aracruz (99ª), seguida por Vila Velha (121ª), Cachoeiro de Itapemirim (144ª), Colatina (167ª), Linhares (176ª), Serra (181ª), Guarapari (205ª), Cariacica (210ª) e São Mateus (242ª). No total, o estudo avalia 404 municípios do Brasil.

Todos os municípios foram avaliados a partir de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia. Dentre as dimensões, a sociedade é a que teve o maior peso na avaliação (42,4%), seguida pela dimensão econômica (38,1%) e pela dimensão instituições (19,5%), respectivamente. Em sua rede social, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comemorou o resultado .

1
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.