agricultura

Pesquisa do Incaper busca solução para dificuldade de enraizamento do café conilon

23 jul 2024 - 16:16

Redação Em Dia ES

Share
Estudo na Fazenda Experimental de Linhares avalia uso de hormônios vegetais para melhorar desenvolvimento das mudas
Pesquisa do Incaper busca solução para dificuldade de enraizamento do café conilon. Foto: Divulgação/Incaper

Uma pesquisa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está investigando soluções para a dificuldade de enraizamento que alguns clones de café conilon enfrentam, condição que compromete o crescimento e a produtividade das plantas. Realizado na Fazenda Experimental de Linhares, o estudo avalia o uso de hormônios vegetais do tipo auxina para melhorar o desenvolvimento do sistema radicular de mudas geradas por estaquia.

De acordo com a pesquisadora Sara Dousseau, responsável pelo projeto, já foram identificadas formulações específicas e doses ideais que demonstraram um aumento progressivo na indução do desenvolvimento das raízes. “Agora, estamos avaliando os dados referentes aos tipos de auxina para determinar os mais eficientes”, explicou a doutora em fisiologia vegetal.

Um dos experimentos demonstrou que a imersão da base das estacas por três horas no ácido indol-3-butírico (AIB) melhora a qualidade das mudas dos clones A1 e 153 do cafeeiro conilon. Durante os estudos, foi identificado um bloqueio simultâneo no desenvolvimento da parte aérea das mudas, consequência natural do uso das auxinas. Para contornar esse problema, a aplicação dos hormônios foi combinada ao uso de um biofertilizante que promove o desenvolvimento da parte aérea das plantas.

“Essa tecnologia já foi validada em três ensaios, com resultados promissores. Definimos as doses adequadas e os tempos de contato ideais para maximizar os benefícios dessa abordagem integrada”, destacou Dousseau. Após essa fase de validação, o próximo passo será a transferência dessa tecnologia para os viveiristas locais, com a colaboração de extensionistas rurais do Incaper. O objetivo é capacitar os viveiristas para que possam implementar efetivamente essa nova estratégia em seus sistemas de produção de mudas de café conilon.

“Conseguindo melhorar a qualidade das mudas que chegam aos produtores rurais, estaremos contribuindo para fortalecer a sustentabilidade e a produtividade da cafeicultura em nossa região”, complementou a pesquisadora.

0
0
Atualizado: 23/07/2024 16:39

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.