O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lançou nesta segunda-feira (15) o programa “Energia mais Produtiva”, com investimento de R$ 2,5 milhões para a instalação de 24 km de redes trifásicas em sete municípios. A iniciativa visa promover a eficiência energética e aumentar a capacidade produtiva do agronegócio capixaba.
O programa, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), destina-se a localidades rurais com produtores organizados em associações ou cooperativas.
A ação busca converter sistemas monofásicos em trifásicos, beneficiando diretamente a produção agrícola e a agregação de valor aos produtos agropecuários.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o reforço na rede elétrica permitirá a automatização de processos e o uso de diversos equipamentos, dinamizando a produção e ampliando a renda das propriedades rurais capixabas, especialmente as de base familiar.
O governador Casagrande destacou a evolução da infraestrutura energética no campo desde sua primeira experiência na administração pública.
“Naquela época, era muito caro colocar energia e estudamos uma forma de fazê-la de forma menos onerosa. Hoje, temos a oportunidade de evoluir ainda mais, sendo raro encontrar um local sem energia nos dias atuais”, afirmou.
Os municípios beneficiados pelo programa incluem Anchieta (Vale do Corindiba), Conceição do Castelo (Monforte Quente e Monforte Frio), Dores do Rio Preto (Forquilha do Rio), Ibatiba (Santa Clara), Iúna (Córrego Bonsucesso), Rio Bananal (Córrego Araújo) e Sooretama (Juerana A e Córrego Cupido).