A Polícia Federal (PF) recuperou 145 produtos que seriam doados as vítimas da chuva no sul do Espírito Santo, mas foram desviados. São 32 geladeiras, 23 fogões, 7 colchões e 83 lâmpadas, até o momento.
Segundo a PF, após a divulgação da operação “BLACK FRIDAY”, na última terça-feria (2), várias pessoas que adquiriram os produtos, sem saber que eram fruto de crime, começaram a se apresentar voluntariamente na Delegacia da Polícia Federal em Cachoeiro de Itapemirim para entregar as mercadorias.
Quem desviava as doações, armazenadas na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) em Cachoeiro de Itapemirim, era um grupo criminoso. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, além de outras medidas, como o sequestro de bens e o bloqueio de valores.
Até o momento, a maior parte dos produtos foram entregues por pessoas de boa-fé, diz a PF. Outras já entraram em contato com a delegacia e se comprometeram a devolver os produtos assim que possível.
Aqueles que compraram mercadorias desviadas da CONAB e voluntariamente as entregarem à Polícia Federal, serão ouvidos.
“A Polícia Federal continuará trabalhando para garantir que todos os donativos desviados sejam recuperados e entregues às vítimas das enchentes, e reforça a importância da colaboração da população na devolução dos produtos adquiridos de boa-fé”.