A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (2) cinco mandados de busca e apreensão em Cachoeiro de Itapemirim, em endereços ligados ao grupo investigado por suspeita de desvio de donativos destinados às vítimas de enchentes no sul do Espirito Santo.
Segundo a investigação, o furto do material teria ocorrido nos dias 02, 08 e 16 de junho de 2024, em um armazém da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Cachoeiro.
O principal suspeito do desvio é um empregado terceirizado da Conab, que, valendo-se da facilidade proporcionada por sua função na empresa, em associação com outras três pessoas, retirou, sem autorização e de forma clandestina, 49 Geladeiras, 43 fogões, 08 cestas básicas, 153 itens de higiene pessoal, entre outros materiais que se destinavam à doação.
A PF solicitou à Justiça o sequestro de bens e o bloqueio de valores dos suspeitos. As medidas foram implementadas em decorrência de investigações iniciadas no último dia 20 de junho, no âmbito de um inquérito policial que tramita na Delegacia de Polícia Federal em Cachoeiro de Itapemirim, que apura os crimes de peculato e associação criminosa.
Caso sejam condenados, os investigados poderão responder pelo crime de peculato e associação criminosa, cuja pena pode chegar a quinze anos de reclusão e multa.