economia

PIB capixaba avança +3,7% no 1º trimestre de 2024 na comparação interanual

06 jun 2024 - 13:52

Redação Em Dia ES

Share
Diretor-geral do Instituto Jones, Pablo Lira, destacou que o desempenho positivo é fruto do contexto que é ofertado ao capixaba
PIB capixaba avança +3,7% no 1º trimestre de 2024 na comparação interanual. Foto: Adobe Stock

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo avançou +3,7% no primeiro trimestre de 2024, na comparação com mesmo período de 2023. O resultado registrado nesta base de comparação foi de +2,5% acima da média nacional.

Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, a economia do Estado se manteve estável (-0,3%), enquanto a do Brasil apresentou crescimento de +0,8%. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (05), em coletiva de imprensa, na sede do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em Vitória.

Na análise dos últimos quatro trimestres o Espírito Santo atingiu a taxa de +6,2% e o Brasil registrou +2,5%. No acumulado do ano, comparativamente ao mesmo período do ano anterior a variação também foi positiva, Espírito Santo (+3,7%) e Brasil (+2,5%). Com estes resultados, o desempenho capixaba esteve acima da média nacional em três das quatro bases de comparação.

“O Espírito Santo continua sendo destaque em diferentes segmentos da economia. Os resultados do PIB no primeiro trimestre de 2024 mostraram que os números capixabas avançaram e são maiores do que o PIB nacional, resultados alcançados por meio das oportunidades de negócios, emprego, renda e melhoria na qualidade de vida, que são gerados para os capixabas”, destacou o diretor-geral do Instituto Jones, Pablo Lira.

Outro dado apresentado na coletiva sobre a economia do Estado foi o PIB nominal, que no primeiro trimestre de 2024 registrou R$ 57,8 bilhões e um total de R$ 234,6 bilhões em valores acumulados em quatro trimestres.

De acordo com os dados apresentados pelo IJSN, o desempenho de +5,5% da Indústria geral, deve ser atribuído ao aumento na produção da Indústria extrativa (+7,6%), que refletiu os crescimentos na extração de petróleo (+15,8%), gás natural (+26,3%) e na pelotização de minério de ferro pela Vale (+3,9%) e Samarco (+12,0%) e pela expansão de +1,5% na Indústria de Transformação.

Ainda segundo o IJSN, o avanço de +2,9% no setor de Serviço foi impulsionado pelos segmentos de Serviços profissionais, administrativos e complementares (+9,5%) e Serviços de informação e comunicação (+7,9%).

O crescimento da atividade econômica capixaba foi reforçado pelo aumento na produção agrícola das principais culturas do estado. A produção de Café Conilon e Café Arábica, tiveram incremento de +10,2% e +34,2%, respectivamente. Já a produção de Mamão apresentou um aumento de +12,7%, seguido por Banana (+0,3%), Cana-de-açúcar (+7,1%) e Coco (+2,5%). Em compensação, a produção de Pimenta-do-reino (-0,2%) e de Cacau (-0,3%) permaneceram estáveis, enquanto Tomate e Mandioca recuaram -3,2% e – 3,3%, nessa ordem.

Já o setor de Comércio varejista ampliado apresentou retração de -4,0% no acumulado no ano. O desempenho foi determinado, sobretudo, pela estabilidade (-0,3%) no Varejo restrito e pela forte contração de -30,4% nas vendas de Material de construção.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.