Saúde

Febre Oropouche: sobe para 90 número de casos no ES; veja sintomas e tratamentos

23 maio 2024 - 10:20

Redação Em Dia ES

Share
Febre Oropouche é provocada por um vírus, isolado pela primeira vez no Brasil em 1960. Desde então é detectado principalmente nos estados da região amazônica
Número de casos da Febre do Oropouche no estado. Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) atualizou, nesta quarta-feira (22), o número de casos da Febre do Oropouche no estado. De acordo com os dados, agora são 90 confirmações. A cidade de Colatina, no Noroeste do Estado, tem a maioria dos doentes, com 28 casos.

Confira as cidades com casos confirmados da doença:
ANCHIETA: 2
COLATINA: 28
IBATIBA: 1
IBIRAÇU: 4
LARANJA DA TERRA: 9
LINHARES: 3
NOVA VENÉCIA: 1
RIO BANANAL: 19
SANTA MARIA DE JETIBÁ: 2
SÃO GABRIEL DA PALHA: 7
SERRA: 1
SOORETAMA: 3
VILA PAVÃO: 1
VILA VALÉRIO: 5
VITÓRIA: 4

A febre Oropouche é provocada por um vírus, isolado pela primeira vez no Brasil em 1960. Desde então é detectado principalmente nos estados da região amazônica. É transmitido por mosquitos e pode circular em ambientes silvestres e urbanos.

Os sintomas são muito parecidos com os da dengue. Duram entre dois e sete dias e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular. Também pode haver tosse, tontura, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos.

Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.

“É uma doença que não apresenta letalidade, até o momento. É essencial o diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos, bem como as ações de vigilância epidemiológica municipais para monitoramento da situação”, destacou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.

0
0
Atualizado: 23/05/2024 10:54

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.