As chuvas intensas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul já mataram 37 pessoas e outras 70 estão desaparecidas. Quase metade dos municípios gaúchos ainda aguardam a confirmação de mais mortes. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que mais de 23 mil pessoas estão desalojadas.
Nesta sexta-feira (3), uma equipe composta por 11 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo embarcaram rumo ao Estado Gaúcho. Os profissionais irão auxiliar nas buscas e atendimento às vítimas. São militares do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd), a unidade do CBMES especializada em atendimentos de desastres de grandes proporções. Nas redes sociais, o governador Renato Casagrande mencionou a ajuda enviada pelos capixabas.
Os bombeiros saíram de Vitória por volta das 11h da manhã desta sexta-feira e a previsão é que estejam no Rio Grande do Sul na manhã de domingo (05). Além dos 11 militares, dois cães de buscas integram a equipe: Brisa e Fênix.
“O Espírito Santo sofreu recentemente com as fortes chuvas que atingiram 13 municípios e deixou um rastro de destruição e, infelizmente, com perdas de vidas. Agora vemos o mesmo acontecer no Rio Grande do Sul. Prontamente coloquei nossa estrutura à disposição do governador Eduardo Leite e estamos enviando militares e cães para ajudar na busca de vítimas. Nesse momento é importante que todos possam ajudar e como temos um Corpo de Bombeiros referência no Brasil, vamos poder ajudar no que for possível”, afirmou o governador Renato Casagrande.
A ida de militares capixabas ao Rio Grande do Sul foi autorizada pelo governador capixaba. Assim que a autorização foi concedida, os bombeiros iniciaram a mobilização e o preparo dos materiais, para que a saída ocorresse o mais rápido possível. O comboio é composto por duas caminhonetes, um micro-ônibus, um caminhão e um reboque para o transporte dos cães. A guarnição está levando, ainda, quatro embarcações, dois drones e equipamentos de busca e resgate.