Saúde

Ministério da Saúde enviará kits com remédios para socorrer vítimas no ES

25 mar 2024 - 14:04

Redação Em Dia ES

Share
Cidade de Mimoso do Sul, uma das mais atingidas, receberá uma equipe emergencial, que identificará as maiores necessidades para atendimento
Ministério da Saúde enviará kits com remédios para socorrer vítimas no ES. Foto: Max Wender/Casa Militar ES

Cinco kits emergenciais com 32 tipos de medicamentos e 16 de insumos (luvas, seringas, ataduras, etc) serão enviados ao Espírito Santo pelo Ministério da Saúde para socorrer as vítimas da chuva na região sul suficientes.

Os kits atenderam 1,5 mil pessoas durante um mês. Um técnico do Ministério da Saúde vai vir ao Espírito Santo, com a finalidade de apoiar a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-ES). A cidade de Mimoso do Sul, uma das mais atingidas, receberá uma equipe emergencial, que identificará as maiores necessidades para atendimento.

Para Petrópolis, no Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde repassou R$ 1,16 milhão. Outras parcelas poderão ser repassadas, mediante a apresentação do Plano de Ação de Enfrentamento à Emergência em Saúde Pública, conforme a Portaria GM/MS nº 3.160, de 9 de fevereiro de 2024.

Para reforçar a resposta às situações de emergência, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), está integrado à equipe do Sistema Federal em ação articulada pela Defesa Civil, Rede de Atenção à Saúde e Programa Nacional de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres).

Desde a última quinta-feira (21), representantes do Vigidesastres Nacional se reúnem para discutir estratégias. Além dos encontros diários com o Sistema Federal, o ministério também organizou um grupo interno com a participação da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI).

Além da SVSA, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) também estão envolvidas no socorro às vítimas, garantindo infraestrutura urbana, atendimentos de saúde e a entrega de insumos e medicamentos.

“O Ministério da Saúde monitora os estados atingidos pelas fortes chuvas, mobilizando esforços e colocando a estrutura do Vigidesastres. A pasta envia kits de medicamentos e técnicos para acompanhamento dos sistemas de saúde locais, sempre que identificada a necessidade por eventual impacto das chuvas. A previsão meteorológica indica que os níveis de água poderão variar de moderada a forte, por isso o cenário de riscos tende a se agravar”, diz a pasta.

As unidades federativas podem acionar a Pasta para recebimento de kits emergenciais e apoio técnico, de acordo com a necessidade de cada região. O apoio é realizado mediante declaração de emergência ou de calamidade pública pelo estado, município ou por decreto reconhecido pela Defesa Civil nacional.

Para orientar os gestores municipais e estaduais sobre a prevenção e ações pós-desastre, o Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública por Inundação traz diretrizes específicas. O ministério também disponibiliza cartilhas e guias com orientações voltadas à população por meio do site “Saúde de A a Z”.

0
0
Atualizado: 08/04/2024 18:31

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.