O Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, utilizou suas redes sociais para anunciar a contratação de mil agentes aprovados no concurso para soldados combatentes da Polícia Militar.
O anúncio veio como parte das ações do programa “Estado Presente”, iniciativa que visa intensificar a presença do Estado em áreas estratégicas, principalmente na prevenção e combate à violência. Segundo o governador, a ação foi autorizada à Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Os policiais estão em fase final de formação e devem começar a atuar em outubro, após passarem pelo estágio operacional.
“Em agosto, eles vão para o estágio operacional e, em outubro, já na formação das ruas”, disse Casagrande.
O Espírito Santo tem 777 policiais civis e militares a menos do que tinha há dez anos. Em 2013, o Estado contava com 8.491 militares e, atualmente, possui 7.890, uma queda de 7,1%. Os números são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que divulgou os dados na pesquisa Raio-x das Forças de Segurança Pública do Brasil.
“A expectativa é que teremos esses policiais tenham um cadastro e uma verificação social com a formação em agosto e setembro. Nosso trabalho de fortalecimento é permanente para continuarmos conquistando resultados melhores”, narrou Casagrande.