O tempo ensolarado e quente dos últimos dias no Espírito Santo deve dar espaço à chuva. A empresa de meteorologia Climatempo explica que a mudança no tempo se deve à presença de uma área de baixa pressão e um cavado meteorológico próximos à costa capixaba. Esses sistemas devem impulsionar a formação de nuvens carregadas sobre o Estado e Minas Gerais agora no início de março.
As pancadas de chuva devem começar no período da manhã desta sexta-feira (1º) e ganhar intensidade à tarde no Vale do Rio Doce, do Rio Mucuri, e em todo o estado do Espírito Santo, inclusive a Capital Vitória. Além do excesso de chuva, são esperadas trovoadas e fortes rajadas de vento.
Nessas mesmas áreas, ao longo de todo o sábado (2), deve haver muita nebulosidade e pode chover a qualquer momento com forte intensidade. Os temporais também devem avançar sobre o norte mineiro, cidades como Montes Claros e Araçuaí devem ter grandes volumes acumulados.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê, para sexta-feira (1º), sol entre nuvens e chuva esparsa, em alguns momentos do dia, nas regiões Sul, Serrana, na Grande Vitória e no extremo sul do Noroeste. A partir de sábado (2), a previsão é de chuva em todo o Estado.