polícia

3ª fase da “Operação Caça Fantasma” cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão no ES

09 fev 2024 - 08:30

Redação Em Dia ES

Share
As ações aconteceram na Grande Vitória e em Aracruz, Norte do Estado
A investigação busca identificar crimes cometidos por integrantes da facção criminosa autointitulada. Foto: Divulgação/Ministério Público ES

A “Operação Caça Fantasma” do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), realizou sua terceira fase ostensiva nesta quinta-feira (08).

Foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e de 19 mandados de busca e apreensão em municípios de Vitória, Cariacica, Vila Velha e Aracruz, em cumprimento de decisão judicial da 5ª Vara Criminal de Vitória. A investigação tramita em segredo de Justiça.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a investigação busca identificar crimes cometidos por integrantes da facção criminosa autointitulada

“Primeiro Comando de Vitória (PCV)” que age de forma organizada e contínua, planejando e executando crimes, em especial o tráfico de entorpecentes e crimes conexos, em toda a Região Metropolitana da Grande Vitória.

As interceptações telefônicas, telemáticas e de buscas e apreensões, entre outras diligências investigativas, culminaram na obtenção de provas de tráfico de drogas, aquisição e porte de armamentos e munições, execução e planejamento de crimes de homicídio, por gestão criminosa de lideranças da organização criminosa que se encontram custodiadas em unidades prisionais do Estado do Espírito Santo.

Dos 11 investigados com mandados de prisão, dois já estavam presos por outros crimes e, até o momento, foram cumpridos cinco mandados. Um dos investigados tentou fugir da Polícia Militar e quebrou o telefone celular, mas foi perseguido e preso.

Esta fase da operação teve a participação do Batalhão de Missões Especiais (BME), 1º Batalhão, 4º Batalhão, 5º Batalhão e 17ª Cia. Independente, além dos militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, que atuaram nas buscas, apreensões de objetos, prisões e conduções dos investigados.

Já a primeira fase da Operação Caça-Fantasma foi deflagrada no dia 15 de dezembro de 2022, nos municípios de Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra e Viana. A segunda fase aconteceu em março do ano passado em Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra, Viana e Guarapari.

1
0
Atualizado: 26/02/2024 22:17

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.