Saúde

Mortes por dengue: secretaria de saúde investiga cinco óbitos suspeitos no ES

07 fev 2024 - 14:04

Redação Em Dia ES

Share
No ano passado, o estado capixaba registrou a maior epidemia de dengue da história, com quase 190 mil casos e 98 mortes pela doença
Mortes por dengue: secretaria de saúde investiga cinco óbitos suspeitos no ES. Foto: witsawat sananrum/Getty Images/Reprodução/Canva Pro

A epidemia de dengue segue assustando as autoridades de saúde do Espírito Santo. E os números comprovam a preocupação. Segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde, 8.534 casos de dengue já foram notificados neste ano. Destes, 4.211 foram confirmados e cinco óbitos suspeitos estão sob investigação.

No ano passado, o estado capixaba registrou a maior epidemia de dengue da história, com quase 190 mil casos e 98 mortes pela doença. A preocupação é de que esse cenário se repita neste ano. Por isso o governo do estado tem trabalhado junto com as prefeituras.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, diferente dos estados vizinhos, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, que decretaram situação de emergência devido a explosão de casos de dengue, o Espírito Santo não segue esta medida, pelo menos por enquanto. Isso porque, a rede pública continua dando conta dos atendimentos. Porém, o governo avalia uma possível necessidade.

“A gente tem conseguido dar vazão a todas as pessoas suspeitas, aos internados, estamos conseguindo dar assistência, por isso nós ainda nós não precisamos decretar emergência. Se nós tivermos uma situação que o número de casos graves da doença aumente, de uma forma homogênea no estado, ou que tenhamos alguma superlotação ou dificuldade de assistência, vamos analisar essa situação”, pontuou.

Orlei também ressaltou que neste ano foi observado uma maior incidência de casos mais graves em crianças e adolescentes. Mas ele destaca que são diversos fatores que podem levar a esta evolução, como comorbidades e a demora para procurar atendimento médico. Essa explosão de casos em todo o país se deve a entrada de mais sorotipos em circulação, em especial do Tipo 2, que inclusive, circula no Espírito Santo.

Sobre a vacinação em crianças de 10 a 14 anos, o estado ainda aguarda o envio dos imunizantes pelo Ministério da Saúde, que estava previsto para o início de fevereiro.

0
0
Atualizado: 26/02/2024 22:17

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.