O governador Renato Casagrande deve divulgar em breve o nome do escolhido para comandar a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) após a saída do coronel Alexandre Ramalho. Os nomes de três delegados, sendo um da Polícia Civil e dois da Polícia Federal, estão sendo analisados pelo governador, segundo a coluna De Olho no Poder, da Rede Vitória.
Entre os cotados para comandar a Sesp estão: o superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, delegado Eugênio Ricas; o delegado federal Leonardo Damasceno, que é delegado regional executivo e o 2º na hierarquia da PF-ES; e o delegado da Polícia Civil Fabrício Dutra, que é Superintendente de Polícia da Regional Norte.
Cumprindo isolamento por causa da Covid-19, o governador ainda não se manifestou e mantém, pelo menos por enquanto, o coronel Márcio Celante interinamente no cargo.
Ainda segundo a publicação da coluna, o governador busca um perfil técnico, mas que também tenha capacidade de diálogo com os diversos setores da sociedade. Que comunique bem as políticas públicas de segurança pública, principalmente as providências tomadas, tanto de forma ostensiva quanto preventiva.
No ano passado, a Segurança Pública apresentou um bom resultado, reduzindo o número de homicídios para menos de mil e alcançando a menor taxa de assassinatos da série histórica. O mês passado também teve um saldo positivo, comparado aos anos anteriores.