geral

Mais de 3 milhões de pessoas são esperadas para a Festa da Penha 2024

05 jan 2024 - 15:27

Redação Em Dia ES

Share
Com programação que vai do Domingo de Páscoa, no dia 31 de março, até o dia 8 de abril. A maior manifestação religiosa do Espírito Santo traz como tema nesta 454ª edição: "Ó, vem conosco, vem caminhar".
A maior manifestação religiosa do Espírito Santo traz como tema nesta 454ª edição: "Ó, vem conosco, vem caminhar". Foto: Divulgação

Mais de 3 milhões de peregrinos são esperados na Festa da Penha 2024. O calendário da festa em honra à padroeira do Estado do Espírito Santo começa no dia 31 de março e vai até 8 de abril. Com programação que vai do Domingo de Páscoa, no dia 31 de março, até o dia 8 de abril. A maior manifestação religiosa do Espírito Santo traz como tema nesta 454ª edição: “Ó, vem conosco, vem caminhar”.

“O que hoje celebramos aqui é a entrega de um tesouro de fé que se confunde com a identidade de nosso Estado. Convidamos Maria para caminhar conosco na construção de um Estado melhor, mais solidário, inclusivo e onde todos e todas podem ter direitos preservados”, disse Anderson Franklin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória.

Já o guardião do Convento da Penha, Frei Djamo Fuck, enfatizou: “Abrimos as portas da casa da Mãe dos Capixabas para recebermos, em festa, aqueles que nos ajudam a levar ao longe a mensagem de Nossa Senhora das Alegrias. Esse tema de 2024 é inspirado numa linda canção dos anos 90, ‘Pelas Estradas da Vida’, que mostra que nunca caminhamos sozinhos”.

Um dos pontos fortes da festa é a tradicional Romaria dos Homens, programada para o dia 6 de abril e, no dia seguinte, dia 7 de abril, a Romaria das Mulheres. No dia de Nossa Senhora da Penha, na segunda-feira, dia 8, feriado estadual, será a Missa de Encerramento. A programação completa e oficial será divulgada posteriormente. A cantora capixaba Eliana Ribeiro é a única confirmada entre as atrações, que serão oficialmente divulgadas nos próximos dias nas redes sociais e no site do Convento da Penha.

Novo tema e o Sínodo

Toda a Igreja está sendo convocada pelo Papa Francisco a percorrer um caminho rumo ao Sínodo (até outubro 2024), com o tema: “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Segundo a Comissão Organizadora da Festa da Penha, Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs que somos. É um jeito de ser Igreja pelo qual cada pessoa é importante, tem voz, é ouvida, capacitada e envolvida na realização da missão.

Para a organização do evento, Maria nos ensina a caminhar juntos, em espírito de sinodalidade. Sua fidelidade e seu amor pela promessa e pelo Projeto de Deus é um constante aprendizado na participação do Movimento de Jesus, do qual Ela é Mãe e primeira discípula.

Da canção dos anos 90, de autoria do Padre M. de Espinosa, com o título “Pelas Estradas da Vida”, nasce o tema Festa da Penha de 2024: “Ó vem conosco, vem caminhar!”, trecho da canção bastante cantada nas comunidades.

Elementos da nova identidade

Junto ao tema lançado a cada ano, a nova identidade visual, que vai compor as mais diversas peças de divulgação do evento, também foi apresentada. Confira os elementos que compõem a nova identidade:

– A imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo ao Centro e em tamanho maior aos demais na arte representa a grandeza da presença da padroeira a abençoar e conduzir os romeiros durante a Festa da Penha.
– Logo abaixo, uma figura que remete a Frei Pedro Palácios, precursor da fé à Nossa Senhora das Alegrias em terras capixabas, uma tradição que se mantém viva após 454 anos.
– Acima dos romeiros há uma pomba branca, simbolizando a paz, objetivo maior da caminhada e desejo profundo para o mundo.
– Uma senhora amparada por uma jovem representa a tradição que se fortalece de geração em geração e a presença de pessoas de todas as idades no evento.
– Uma família, base da nossa sociedade, também é lembrada na identidade visual da Festa da Penha 2024. Trata-se de uma mãe, um pai e uma criança, que caminham unidos na romaria.
– Uma mulher negra com um estandarte do congo participa da romaria, representando os conquistas e a tradição do povo negro presentes na Festa da Penha.
– Por fim, um jovem cadeirante completa a identidade visual, representando ao mesmo tempo a juventude e as pessoas com deficiência, que marcam presença nas homenagens à Nossa Senhora.

1
0
Atualizado: 26/02/2024 21:52

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.