No início da semana, o deputado federal Gilson Daniel (Podemos) aprovou três emendas na Lei de Diretrizes Orcamentárias (LDO) que afetarão diretamente a população capixaba e brasileira.
Na primeira, o parlamentar garantiu a construção do campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) nos municípios de Muniz Freire e Jaguaré. A chegada do Instituto contribuirá com a modernização e o desenvolvimento dos municípios, elevando as condições de empregabilidade e qualificando a mão de obra oferecida na região.
Já a segunda, amplia e melhora o sinal de telefonia móvel rural em todo território nacional. A iniciativa visa o aumento da produtividade, maior mobilidade para o produtor rural, aumento de práticas sustentáveis e redução de custos, entre outros.
“Em 2017, somente 41% das propriedades rurais brasileiras apresentavam acesso à internet. Mesmo antigos, os números não passaram por mudanças significativas. Recebo muitas reclamações de moradores do interior. Com a emenda, vamos trazer mais agilidade na comunicação rural”, afirmou o parlamentar.
Com eventos adversos causados pelas mudanças climática, ações de prevenção têm se tornado cada vez mais importantes. Dessa forma, a terceira emenda aprovada assegura maior investimento no mapeamento de áreas de risco das cidades brasileiras, levando em conta que, em 2020, apenas 1.332 municípios brasileiros tinham registros de mapeamento de áreas de risco de inundação em zonas urbanas.
“É imprescindível que o país tenha maior controle sobre seus dados para que um bom plano de prevenção seja implementado. Estamos atentos e lutando para mais recursos na prevenção de desastres naturais”, destaca Gilson Daniel.