Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta-feira (6) em empresas de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, contra suspeitos de sonegarem R$ 3 bilhões em impostos.
Inicialmente, a informação era de um mandado. Segundo o Estadão, a Operação “Vênus” investiga o Grupo Restum, dono da Planet Girls e Polo Wear. O gigante do ramo têxtil tem mais de 200 lojas espalhadas pelo país.
A Operação, no Espírito Santo, é coordenada pelo Ministério Público (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF), com o apoio operacional do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Gerência de Inteligência Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ/ES).
Participaram seis Policiais Militares da Assessoria Militar do MPES, dois Auditores Fiscais da Subgerência Fiscal – Região Noroeste (SUFIS-NO) e dois Promotores de Justiça do GAESF/MPES.
No total, estão sendo cumpridos 29 mandados de busca e apreensão no Estado de São Paulo. Além de Colatina, empresas, escritórios e casa de suspeitos foram alvos nos municípios de São Paulo, Santo André, Guarulhos, Jundiaí.
Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores de São Paulo, no contexto de uma investigação conduzida pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de São Paulo – CIRA/SP.