A Polícia Federal cumpriu oito mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (28) contra suspeitos de integrar um grupo que pratica estelionatos no Espírito Santo. A Operação Ouvido de Mercador investiga quatro homens, entre eles um contador e um bancário, que cometiam fraudes bancárias.
As investigações mostraram que eram criadas pessoas físicas fictícias com o uso de documentos falsificados para a obtenção de empréstimos e financiamentos bancários.
Outro modo de agir do grupo era a abertura de novas contas bancárias passando-se por pessoas que já possuíam saldos de FGTS ou aplicações financeiras com altas quantias depositadas nas mesmas instituições financeiras e depois promoviam o saque dos valores capitalizados com o golpe.
Nas duas modalidades eram falsificados documentos de identidade, CPFs, títulos de eleitor e documentos de constituição de pessoas jurídicas. Os crimes eram cometidos em diversas instituições financeiras, especialmente na Caixa Econômica Federal, nos municípios de Vila Velha, Cariacica, Serra e Guarapari.
A investigação identificou que foram obtidos diversos auxílios governamentais, inclusive Auxílio Emergencial, lesando também os cofres públicos. Nos endereços dos suspeitos foram apreendidos documentos falsos, cartões bancários e aparelhos celulares. As investigações irão continuar, segundo a Polícia Federal.