O IBGE divulgou nesta quarta-feira (22)os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) relativos ao terceiro trimestre de 2023, por Unidades da Federação (UF).
Foram divulgados indicadores trimestrais como taxa de desocupação, nível da ocupação, população ocupada, população desocupada, rendimento médio real de todos os trabalhos e taxa composta de subutilização da força de trabalho, seguindo recomendações internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
No terceiro trimestre de 2023, a taxa de desocupação no Espírito Santo foi de 5,5%. No trimestre anterior, a taxa foi de 6,4% e no mesmo período do ano anterior, 7,3%.
A população desocupada foi estimada em 120 mil pessoas, estável em relação ao trimestre anterior e 23,7% menor (o que corresponde a 37 mil pessoas a menos) que no terceiro trimestre de 2022.
O número de desalentados foi de 30 mil pessoas, estável em relação ao trimestre anterior e 33,1% menor (o que corresponde a 15 mil pessoas a menos) que no terceiro trimestre de 2022.
A população ocupada foi estimada em 2,038 milhões de pessoas, apresentando aumento de 2,3% (o que corresponde a 45 mil pessoas a mais) em relação ao trimestre anterior e estabilidade em relação ao terceiro trimestre de 2022.