A transparência no serviço público é um indicador essencial para a eficiência e confiança da população nas instituições governamentais.
Nesse contexto, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) tem motivo para comemorar, pois conquistou pela primeira vez o cobiçado Selo Ouro na avaliação dos portais de transparência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
A notícia foi divulgada pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Deputado Estadual Marcelo Santos, que anunciou a posição de destaque alcançada pela instituição na última avaliação da Atricon.
“Essa conquista é fruto de um trabalho conjunto de toda a equipe da ALES, que vem implementando medidas para garantir a ampla divulgação de informações relevantes à sociedade capixaba. O nosso primeiro Selo Ouro é um marco muito importante e demonstra o nosso comprometimento à frente do Poder Legislativo, tendo como meta a promoção da transparência e a prestação de contas, contribuindo para o fortalecimento das instituições democráticas no estado,” frisou o Presidente Marcelo Santos.
O Selo Ouro da Atricon é um reconhecimento de boas práticas de transparência, responsabilidade e ética na gestão pública.
A conquista reforça o compromisso da Assembleia Legislativa do Espírito Santo com a transparência e o acesso à informação, valores fundamentais para o fortalecimento da democracia.
Entre os Poderes capixabas, o Legislativo se destacou em primeiro lugar, superando Executivo e Judiciário.
Quando incluímos outros órgãos estaduais, a Assembleia Legislativa ficou em segundo lugar, apenas atrás do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCEES), que ocupou a primeira posição.
A avaliação comparativa revelou o seguinte ranking entre os Poderes estaduais:
1º – Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES)
2º – Poder Executivo
3º – Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES)
Além disso, em relação às outras assembleias legislativas do país, a ALES conquistou uma posição de destaque, ficando em quarto lugar na avaliação da Atricon.
Esse resultado é ainda mais significativo, considerando que na última avaliação realizada pela associação, a Assembleia não havia obtido nenhum selo.