Aconteceu nesta segunda-feira (23) em Aracruz, no norte do estado do Espírito Santo, a solenidade de entrega do Residencial Barra Riacho, um empreendimento habitacional com 537 unidades, resultado do programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o governador do Estado, Renato Casagrande, e outros líderes políticos. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou do evento por meio de uma videoconferência ao vivo.
O Residencial Barra Riacho é composto por 537 apartamentos do tipo casa geminada e beneficia 2.148 pessoas. Toda a infraestrutura interna e externa está concluída e já conta com água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem.
Num raio de 1 quilômetro, a população conta com creche, escola, posto de saúde e posto de segurança. O residencial foi uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal e contou com financiamento da Caixa. O investimento total no projeto foi de R$ 39,8 milhões.
Ao Em Dia ES, o governador Renato Casagrande destacou a importância do evento para a região e para as famílias de baixa renda, ressaltando a parceria entre os diferentes níveis de governo e a preocupação com a sustentabilidade.
“A importância deste evento reside na retomada de uma parceria em uma área muito estratégica para o desenvolvimento de cada família que necessita do apoio da administração pública. Estamos planejando integrar o programa ‘Nossa Casa’ com o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ e disponibilizar um aporte de R$ 20 mil para auxiliar no financiamento. Vamos fornecer os recursos que normalmente seriam de responsabilidade das famílias para a entrada, e aplicaremos esses fundos na Caixa Federal para facilitar o financiamento das famílias no Estado do Espírito Santo. Além disso, continuaremos construindo conjuntos habitacionais com custo reduzido, oferecendo casas a partir de 650 reais em parceria com os municípios, sem custos adicionais para os beneficiários.”, disse.
“O governo está incentivando o uso de tecnologia verde em projetos habitacionais. Temos um programa de geração de energia renovável, chamado GERAR, que oferece incentivos, incluindo redução do ICMS para aqueles que adquirem placas solares e investem em energia renovável. Isso tem contribuído significativamente para a produção de energia limpa em nosso estado.”, finalizou.
A ministra Simone Tebet também enfatizou a emoção de entregar casas próprias às famílias e como isso representa um passo significativo para a cidadania, além de destacar o compromisso do governo com a empatia, respeito e o bem-estar da população, particularmente em tempos de desafios econômicos.
“Entregar a chave da casa própria para uma mãe, família, com filhos, é de uma emoção ímpar. A casa é a porta de entrada da cidadania. Através de uma casa, o cidadão, as famílias, a mulher, ela tem condições de abrigar o seu filho, ir trabalhar sabendo que o seu filho está em segurança, entrar na porta de entrada para todos os outros direitos. Uma casa sem precisar pagar o aluguel, ela sabe que não vai faltar comida no final do mês, porque não vai ter que escolher entre a triste realidade, entre escolher pagar o aluguel ou fechar a conta do supermercado. Ela sabe que ela vai sair em busca de um emprego em tranquilidade, que ela sai da sua casa, ela vai colocar a sua criança na escola ou na creche.”, disse.
“O Brasil saiu muito empobrecido por conta da pandemia. A pandemia não foi uma coisa simples. Ainda estamos pagando o preço da pandemia. Portanto, quando estamos vendo a equipe econômica atenta para que o preço dos alimentos da cesta básica não suba e para que a inflação fique controlada – sabendo que a inflação é o imposto mais perverso para as famílias mais pobres – quando estamos atentos aos números do crescimento do Brasil, estamos dizendo que nos importamos com vocês. Acho que essa grande mensagem do dia aqui em Aracruz, no Espírito Santo, nesse compromisso que não tem cor partidária, é o PT ao lado de todos os partidos democráticos, pensando nas pessoas.”, finalizou a ministra.