De acordo com o engenheiro agrônomo Ricardo Alcântara Valory, assessor especial da secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), as regiões Norte e Noroeste são as que mais sofrem com a estiagem, onde a área de Agricultura irrigada é muito grande e muito produtiva, com o uso da água bastante intenso. E estão previstas 35 barragens até 2014, e uma adutora que levará água de Santa Teresa para São Roque do Canaã, com um investimento estimado de R$ 30 milhões.
Valory acredita que é necessária uma política de reservação hídrica no Estado: “A gente precisa de barragens coletivas, barragens públicas, em regiões estratégicas das microbacias, para que possamos enfrentar os períodos de escassez hídrica, que às vezes vão de 2 ou 3 meses, até 8 ou 10 meses sem chuvas”.
Atualmente a Sedurb está na fase de projetos básicos e executivos, e tem a previsão de até dezembro de 2013 concluir 8 barragens e 1 adutora, e até o final de dezembro de 2014, concluir as outras 27 barragens.
Para o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Atayde Armani, o planejamento do Estado terá grande importância para todos os produtores rurais: “A água é fundamental para a Agricultura e para a população e esta é uma solução eficiente que nós apoiamos”.
Redação Portal Ouro Negro