Curiosidade e atenção.
Foi isso que se viu na tarde desta quarta-feira (24) na Escola Roberto Moreira. Alunos de 4ª e 5ª séries participantes do programa “Mais Educação”, do Governo Federal, que aumenta em três horas a permanência das crianças na escola, queriam muito saber como é a rotina de um jornal e, principalmente, o que é notícia.
“Notícia é o relato jornalístico de um fato. Mal acreditei na recepção deles e no interesse que tinham pelo assunto. Com certeza teremos um ótimo jornal mural naquela escola”, diz Ramon Ferreira, que representou o Portal Ouro Negro.
No programa “Mais Educação”, cada escola escolhe oficinas para que determinados alunos participem no horário oposto ao que estudam, como explica a diretora da EMEF Roberto Moreira, Silvânia Ferreira Xavier. “Os alunos que estudam à tarde chegam às 9h da manhã. Os que estudam pela manhã só saem da escola às 15h. Temos oficinas de canto, dança, letramento, matemática e rádio”.
Para a oficina de rádio, a acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Linhares, Sheyla Zabim, foi convidada a introduzir a área jornalística às crianças. Foi onde entrou o bate-papo com o Portal Ouro Negro. “Todo o nosso trabalho no ‘Mais Educação’ é feito de uma forma mais lúdica. Por isso pensei em chamar pessoas que trabalham com essa área aqui em Linhares, mais próximo da realidade delas”, afirma Sheyla.
Para a gestora do Portal Ouro Negro, Andressa Bergamaschi, foi uma grande oportunidade de mostrar o lado bom da internet. “Esse contato é importante tanto para as crianças quanto para nós. Poder contribuir de alguma forma na formação delas é uma experiência única. Quem sabe elas não se tornam jornalistas no futuro?”, disse.
Redação Portal Ouro Negro