A demanda pela expansão se deu principalmente pelo crescimento do mercado de rochas ornamentais, no Brasil e no mundo.
Participaram da solenidade o prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, o dono da empresa e deputado federal, Camilo Cola, representantes do Gupo Marbrasa, deputados estaduais e federais, representantes de empresas importadoras da Itália, além de outras autoridades municipais.
A Marbrasa atua no ramo de extração e beneficiamento de granito há mais de 40 anos. A empresa processa e vende mármores e granitos em diversas formas para vários países. Em Colatina está instalada na localidade de São Gabriel de Baunilha, interior do município. A região é rica em depósito mineral de granito preto, sendo o local com a maior jazida do país.
Os investimentos na unidade de extração em São Gabriel de Baunilha estão na faixa de R$ 5,5 milhões. Foram adquiridos novos equipamentos que vão permitir maior velocidade na extração das pedras, além de garantir que as rochas mantenham um alto padrão de qualidade. Esse padrão é o que permite que as rochas tenham grande sucesso de exportação. Foram feitos também a construção da nova oficina e do novo refeitório.
Segundo Elvis Márcio, gerente geral da Marbrasa, a nova tecnologia beneficia não só a empresa, mas também o meio ambiente. “O resíduo gerado durante o corte da rocha é menor, e totalmente reaproveitado pelas indústrias de cerâmica. Nós potencializamos o rendimento da fábrica e damos um tratamento adequado ao meio ambiente” explicou.
Uma das máquinas adquiridas foi o tear de multifios diamantado. Anteriormente o processo de corte do bloco de granito em chapas levava 48 horas para ser finalizado, com a nova tecnologia esse processo agora é feito em apenas 6 horas. O sistema funciona com uma série de fios alinhados que cortam o bloco ao mesmo tempo, tornando todo o processo mais eficiente.
Redação Portal Ouro Negro