O cronograma detalhado de implantação e o valor do investimento foram apresentados pelo diretor de Mercados Globais da Puratos, Peter Deriemaeker, ao secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, na última terça-feira (30) na Bélgica, durante reunião na sede da empresa, próximo a Bruxelas.
Nos próximos meses, representantes do grupo Puratos virão ao Espírito Santo para apresentar ao governador Renato Casagrande o projeto da fábrica de chocolate e como será o funcionamento.
A localização do investimento será ao lado da indústria de líquor de cacau Floresta Rio Doce, que pertence ao mesmo grupo, e foi inaugurada em 2010. O projeto na nova unidade ficará pronto até dezembro e o início da implantação está previsto para o primeiro trimestre de 2013.
A fábrica terá quatro linhas de produção e deverá entrar em operação nos primeiros meses de 2014, com capacidade inicial de quatro mil toneladas de chocolate em barras e gotas, matérias-primas básicas para segmentos como confeitaria e padaria.
Salão do Chocolate de Paris
O cacau produzido no Espírito Santo é um dos destaques do Salão do Chocolate de Paris, realizado até 4 de novembro no Paris Expo. O evento reúne as principais instituições ligadas à cacauicultura e à produção de chocolates do mundo.
Uma comitiva capixaba embarcou, na última segunda-feira (29), para apresentar na França as qualidades e as características superiores do produto capixaba. Além das amostras de cacau do Estado, a delegação vai apresentar no evento um vídeo institucional sobre a cultura do cacau capixaba.
Participam da delegação capixaba, o presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Maurício Antonio Buffon, o secretário Enio Bergoli, o produtor Emir de Macedo Gomes Filho, o secretário de Agricultura de Linhares e presidente do Sindicato Rural, Antonio Roberte Bourguignon, o técnico da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Paulo Siqueira, e o representante da Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes), José Manoel Monteiro de Castro.
Cacau Sustentável
O Governo do Espírito Santo, por intermédio da Seag, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), e as instituições com atuação na cacauicultura lançarão, em novembro, o Programa Estadual de Renovação da Lavoura Cacaueira – Cacau Sustentável. As ações serão voltadas à reformulação dos plantios em novas bases tecnológicas que garantam produtividade e preservação dos recursos naturais.
Os produtores que aderirem ao programa terão acesso a pagamento por serviços ambientais, recebimento de mudas resistentes a pragas e doenças, crédito financeiro com condições diferenciadas, assistência técnica direcionada e outros incentivos.
Com o programa, a meta é atingir a produção de 14 mil toneladas por ano, em 2015.
Redação Portal Ouro Negro