A abertura do processo está marcada para esta segunda-feira (12), às 9 horas, no setor de compras e licitações da prefeitura. Estima-se que 11 empresas irão participar do processo.
Para assegurar a transparência da licitação, a administração municipal decidiu convocar representantes de órgãos como o Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil para acompanharem o evento.
Para ser contratada, a empresa deverá atender aos requisitos apresentados no edital e oferecer a melhor proposta, ou seja, ofertar o menor preço para construir o sistema de captação.
O empreendimento vencedor será anunciado cinco dias úteis após o término da licitação, depois das propostas passarem por análise minuciosa. O recurso para a execução das obras, superior a R$ 7 milhões, já foi liberado pelo governo federal.
Necessidade urgente
A melhoria da qualidade da água é considerada a necessidade mais urgente do município atualmente. De acordo com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sooretama, Vanildo Stein, a água que sai das torneiras do município é imprópria para beber, enquanto em outras cidades o consumo é possível.
Atualmente, a água que chega às casas dos moradores tem origem em mananciais comprometidos por contaminações. Para o prefeito Moacir Camiletti, a captação de água da lagoa irá melhorar a qualidade do abastecimento para moradores e indústrias.
“Com o sistema instalado, iremos captar água da Lagoa Juparanã, que tem líquido de melhor qualidade. A Juparanã seria a nova fonte para abastecer os moradores e indústrias, que devem chegar futuramente ao município”, explica o prefeito.
Redação Portal Ouro Negro
Fotos por Franklin Cirino