O foco foi trabalhar questões da literatura como instrumento para a educação e também para explorar os sentimentos, como no caso da poesia e música nos alunos do ensino médio e da 8ª série do Ensino Fundamental.
A professora Normélia Salezzi conta que em ocasiões como esta é possível trabalhar dificuldades dos alunos e também aprender o que em aulas expositivas seria mais difícil. “É muito gratificante ver todos os alunos se dedicando à proposta. Até mesmo as turmas com mais dificuldades no conteúdo conseguem absorver e transmitir as mensagens dos textos”, afirma.
O trabalho, que começou em meados de agosto, é dividido em várias etapas: escolha do texto, leitura, adaptação, ensaio e finalmente a apresentação. No palco, os alunos mostram que são capazes e sempre surpreendem com a dedicação em mostrar a história a quem está assistindo. Os textos se transformam em peças teatrais, músicas e apresentações de dança.
Durante as apresentações, houve preocupação também com os detalhes: figurino, cenário, material cenográfico, trilha sonora e adaptação de textos. A professora conta que os expectadores não se arrependeram. “Todos deram boas risadas e também se emocionaram com as apresentações”, afirma Normélia.
Redação Portal Ouro Negro