Representantes de diversos órgãos estaduais de tecnologia da informação e da Telebras já visitaram as dependências do Data Center e ficaram impressionados com o alto nível de segurança da informação e com a infraestrutura tecnológica do Prodest.
Outra prova do reconhecimento do trabalho desenvolvido foi a participação da diretora Técnica do Prodest, Sylvia Abaurre, no 4º Simpósio de Gestão e TI do Governo de Pernambuco, realizado no final de novembro. No evento, a diretora ministrou a palestra com o tema “Retorno Obtido pelo Governo do Espírito Santo com o Investimento no Data Center”.
Resultados
Desde a inauguração em outubro de 2010, o Data Center tem garantido um alto nível de disponibilidade às informações dos órgãos estaduais, mesmo que haja falta de energia por um longo período. Dois geradores fornecem eletricidade para esse ambiente, quando há problemas no abastecimento.
O Data Center está contribuindo para a melhoria dos serviços públicos estaduais oferecidos à população. Isso porque proporciona mais segurança e facilidade de acesso a dados de sistemas importantes, como o Gestão Hospitalar (responsável por verificar a disponibilidade de leitos de urgência e emergência e pela ata de registro de preço de medicamentos) e o Farmácia Cidadã (controle do processo de solicitação e de encaminhamento dos medicamentos de alto custo para a população).
Esse ambiente também possibilita manter o processamento das informações e do Sistema de Gestão Escolar (disponibiliza o boletim eletrônico de desempenho dos estudantes na web), de diversos sites governamentais e da Delegacia On-Line.
Estrutura
Com uma área de 1.400 m², o Data Center tem refrigeradores para controle de temperatura e umidade, além de sistemas de detecção e combate a incêndio. A sala cofre possui 159 m² e protege os equipamentos eletrônicos de fumaça, água, fogo, vandalismo, pequenos desmoronamentos e roubos.
A sala colocation é um espaço destinado para que servidores de outras instituições estatais estejam hospedados. Na sala de controle, está instalado o vídeo wall, composto por três monitores de LCD com 87 polegadas cada um. O dispositivo permite acompanhar o funcionamento da Rede Metro.ES/Metrovix, que atende a mais de 55 órgãos estaduais com fibra óptica, em Vitória.
Redação Portal Ouro Negro