O projeto do empreendimento prevê instalação de estrutura física em dois municípios do Espírito Santo – Aracruz e Linhares. O primeiro é cotado para abrigar o Terminal Barra do Riacho, que deverá receber gás natural. Já em Linhares, deve ser instalada uma unidade de fertilizante nitrogenado, onde serão produzidos ureia, metanol, ácido acético, ácido fórmico e melamina.
Durante as audiências públicas será apresentado à população o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projeto, contendo as análises sobre os impactos previstos em função do empreendimento. Todos os presentes podem tirar dúvidas e contribuir com sugestões. As manifestações realizadas serão consideradas pelo Iema durante a análise do EIA, documento que norteia a emissão ou não da Licença Prévia (LP).
A LP indica a viabilidade local do empreendimento. Porém, para dar início às intervenções na área proposta pelo projeto, será preciso uma segunda licença, a Licença de Instalação (LI). No site do Iema (www.meioambiente.es.gov.br) está disponível o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto para consulta da população.
A primeira audiência pública para debater o projeto junto à sociedade ocorreu em Aracruz, no dia 13 de dezembro deste ano.
Serviço:
Audiência Pública sobre Complexo Gás-Químico UFN-IV
Data: Quinta-feira (27)
Município: Linhares
Horário: 19 horas
Endereço: Cerimonial Coliseu, Avenida Aracruz, 2200, Bairro Shell.
Redação Portal Ouro Negro