geral

Investimentos em sinalização beneficiam 34 municípios do Estado

08 jan 2013 - 17:33

Redação Em Dia ES

Share

No Estado, 34 municípios estão sendo beneficiados com um convênio entre as prefeituras e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), que garantiu investimentos em sinalização durante o ano de 2012. Essas cidades fecharam o convênio com o Governo do Espírito Santo e receberam ou estão recebendo recursos para implantação de serviços e projetos de sinalização viária, como pintura de vias e placas de indicação, advertência e regulamentação.

Está previsto um investimento de R$ 5,5 milhão. Até então, R$ 2,2 milhão já foram empregados nas sinalizações vertical e horizontal das cidades. Esse serviço organiza o trânsito e disciplina o uso dos espaços comuns, melhorando as condições de segurança para pedestres, condutores e ciclistas. Em todos os municípios atendidos foram implantadas faixas de pedestres e pintura de quebra-molas. Em algumas cidades, com grande circulação de bicicletas, foram criadas ciclofaixas para maior segurança dos ciclistas e outras receberam faixas de pedestre elevadas.

Além da segurança, os projetos de sinalização organizaram o trânsito de muitas cidades, criando vagas regulamentadas de estacionamento e delimitando o sentido das vias. Em cruzamentos com elevado fluxo de veículos foram instaladas rotárias. Próximo a locais de utilidade pública, como hospitais e bancos, foram criadas vagas exclusivas para idosos e deficientes.

Organização
Para melhorar o trânsito nos municípios, os projetos de sinalização alteraram o sentido de muitas vias, identificando outras de sentido único e mão dupla.

A via de mão única tem como vantagens a eliminação de risco de colisão frontal entre veículos, maior segurança na travessia de pedestres, aumento da capacidade viária e proporciona maior fluidez, melhorando a velocidade dos veículos e do transporte de passageiros.

Placas
As placas de trânsito são divididas em três categorias: advertência (de fundo amarelo), indicação (de fundo verde ou azul), e regulamentação (quase todas com fundo branco e bordas vermelhas).

As mensagens das placas de regulamentação são imperativas e a sua violação constitui em infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As de indicação são de caráter meramente informativo ou educativo. Já as orientações das placas de advertência possuem, apenas, caráter de recomendação.

Placas de indicação
As placas de indicação orientam quanto aos percursos, distâncias e serviços auxiliares, mas também podem ter função educativa, além de identificar as vias, os destinos e os locais de interesse. Elas são divididas em vários tipos de placas: as de localização e identificação de destino, que posicionam o condutor em relação à distância ou aos locais de destino; as de orientação de destino, indicando a direção que o condutor deverá seguir para atingir determinados lugares, com percursos e distâncias; as educativas, com a função de educar condutores e pedestres quanto ao comportamento no trânsito; e as de serviços auxiliares e atrativos turísticos, que sinalizam locais como pronto-socorro, serviço mecânico, restaurante entre outros.

Placas de advertência
Quando qualquer uma das 45 placas de advertência estiver no caminho, é preciso ter atenção dobrada. Com fundo amarelo e legendas pretas, no formato quadrado, as placas de advertência têm a finalidade de alertar os usuários das condições potencialmente perigosas na via, tais como curvas, cruzamentos, estreitamentos de pista e sentidos. Na situação de encontrar a sinalização o motorista pode estar prestes a atravessar uma linha férrea, por exemplo. Neste caso, deve olhar para os dois lados e prestar atenção se escuta a aproximação de um trem.

Placas de regulamentação
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as placas de regulamentação têm a finalidade de informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições das vias. Entre as 34 placas deste tipo, a maioria é conhecida e está presente nos centros urbanos.

Confira os municípios atendidos com a sinalização:
Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição de Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Jerônimo Monteiro, Linhares, Marilândia, Mucurici, Muniz Freire, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana e Boa Esperança.

Redação Portal Ouro Negro

0
0
Atualizado: 08/01/2013 17:33

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.