Um cheiro forte denunciava a morte de dezenas de peixes.
Pescadores locais não souberam explicar por que isso aconteceu, mas um deles garantiu que, nos próximos dias, muito mais peixes devem aparecer boiando na lagoa. “Até a cor da água mudou”, disse.
Prefeitura coletou água para análises
O secretário de Meio Ambiente, Walter Maia Júnior e técnicos da secretaria fizeram a coleta de água do local e encaminharam a amostra a um laboratório especializado em análises de água. O resultado fica pronto em 10 dias e só então será possível saber o motivo da morte dos peixes. Segundo Walter Maia, há inúmeras possibilidades para a morte dos animais.
“Só com o resultado da análise teremos certeza do que houve. Mas pode haver várias causas para isso. Suspeitamos que as mortes possam ter ocorrido por falta de oxigênio na água por excesso de material orgânico na lagoa. Esse material pode ter sido levado para a lagoa pela água da chuva que caiu há poucos dias. Também é possível que, devido ao tempo muito seco, o volume de água da lagoa tenha caído, ficando pouco oxigênio para a quantidade de peixes que lá havia. Também pode acontecer do esgoto sem tratamento ter sido lançado na lagoa, enfim, são várias possibilidades e só teremos como saber a causa após o resultado da análise da água”, afirmou o secretário.
Ainda de acordo com Walter Maia, uma equipe de funcionários da secretaria de Meio Ambiente foi deslocada para fazer a retirada dos peixes mortos. Além disso, a bomba que faz a movimentação da água (chafariz) na Linha Verde está ligada para auxiliar na renovação do oxigênio na lagoa.
Redação Portal Ouro Negro
{jathumbnail off}