Segundo o secretário, uma das primeiras ações foi requerer a Licença Prévia junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) para ampliação do aeroporto de Linhares.
“O município está em constante crescimento e temos que acompanhar esse desenvolvimento com ações. Providenciamos também a licença ambiental para a construção da ponte que vai ligar os bairros Interlagos e Aviso. E ainda conseguimos aprovação junto ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), para emissão de anuência municipal para beneficiamento de pescado da Apiguá, na localidade do Guaxe, que desde 2006 está sem licença ambiental”.
Também foram realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente ações na área da educação ambiental no balneário de Pontal do Ipiranga (Estação Sustentável), Limpeza do Manguezal entre o Pontal do Ipiranga e Barra Seca, além de um Workshop com o tema SOS Rio Pequeno visando a descida e limpeza do rio.
Walter disse ainda que foi realizado um acordo para o parcelamento de multa emitida pelo IBAMA referente ao Projeto Linha Verde, executado em 2005 sem licença ambiental, e ainda anuência para implantação do Porto Norte Capixaba, Manabi.
Atendimentos
Foram criados pronto atendimentos de denúncias ambientais em vários pontos do município; monitoramento semanal da balneabilidade nas praias de Pontal do Ipiranga, Povoação, Regência e praia das Três Pontas na Lagoa Juparanã; e atendimento a notificações diversas do Ministério Público Estadual em caráter de urgência.
Projeto CRIAR
Maia informou ainda que foi realizada a Reestruturação do Projeto CRIAR – Centro de Reciclagem, Inovação, Aprendizagem e Renovação, que tem como objetivo desenvolver, implantar e colocar em operação um sistema inovador de coleta seletiva em Linhares. “Atualmente estamos com 15 catadores cadastrados no projeto. Vamos desenvolver o trabalho de educação ambiental para nos auxiliar no trabalho de coleta seletiva no município”.
GranExpoNorte
A Secretaria de Meio Ambiente terá um espaço no evento GranExpoNorte e Brasil PapayaFest, que acontecerá entre os dias 16 a 19 de maio. O espaço visará desenvolver um trabalho de educação ambiental, com objetivo de conscientizar os visitantes sobre a importância da preservação ambiental.
Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said