As obras vão selar a permanência do empreendimento no Estado, já que houve ameaçada do projeto ser transferido para o Rio de Janeiro para beneficiar o empresário Eike Batista.
A solenidade de assinatura contou com a presença do governador Renato Casagrande, executivos do Estaleiro Jurong Aracruz e os representantes das empresas CR Almeida e Empa S/A, responsáveis pela obra. As construções facilitam o processo, já que a partir de dezembro deste ano, a primeira sonda do modelo ‘Jurong Espadon’ com transferência de tecnologia de Singapura e conteúdo nacional.
Para Casagrande, esta é uma importante etapa na evolução de um empreendimento que traz para o Espírito Santo uma nova atividade econômica, o setor naval. “A suposta saída do estaleiro do Estado é um assunto encerrado. O empreendimento vai criar um polo naval, que representa uma nova atividade em nossa economia, e vai gerar grandes oportunidades para os moradores da região’’, destacou.
O empreendimento, que ao todo terá um investimento na ordem de R$ 1,1 bilhão e deverá gerar 6 mil empregos diretos, já treinou 750 pessoas em 2012 e deverá treinar 1.400 em 2013 como mão de obra especializada. As regiões de contratação abrangem Aracruz, Barra do Riacho, Barra do Sahy e Fundão.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Nery De Rossi, a geração de novas oportunidades em torno do estaleiro confirma a política de descentralização do desenvolvimento do Espírito Santo. “Com esta nova etapa, quase metade do valor do empreendimento já está contratada. Além dos empregos diretos, surgirão mais oportunidades indiretas que irão gerar novas oportunidades e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região’’.
Fonte: FolhaVitória.com.br