O anúncio da troca de comando foi anunciado pela direção da instituição na tarde desta quarta-feira (24).
Apesar da saída da presidência, Negris vai continuar na diretoria do Banestes. Ele vai assumir a diretoria Jurídica e Administrativa da instituição financeira, além de continuar fazendo parte do Conselho de Administração do Banco.
Dias e Negris já trabalharam juntos. Eles foram secretário e subsecretário de Desenvolvimento, respectivamente, nos anos de 2008 e 2009, quando foram estruturados programas voltados para o desenvolvimento econômico no Espírito Santo.
No mês passado, Negris foi incluído em uma ação improbidade do Ministério Público por conta de uma suposta irregularidade na construção de um posto fiscal no município de Mimoso do Sul durante sua gestão como secretário da Fazenda. O MPES pediu ainda o bloqueio de bens dele e de outras sete pessoas, incluvise do ex-governador Paulo Hartung.
O secretário estadual da Fazenda, Maurício Duque, no entanto, negou que a saída de Negris esteja relacionada à denúncia de improbidade. Segundo ele, a substituição vai agregar mais valor à marca Banestes.
Após o anúncio, Dias afirmou que a proposta do Governo é manter o desenvolvimento do banco que já vem acontecendo nos últimos anos. “Minha tarefa agora é continuar com esse trabalho junto com a equipe”, disse.
Perfil
Nascido em janeiro de 1961, Guilherme Gomes Dias é economista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele também é funcionário de carreira do BNDES. No município de Vitória, já atuou como Secretário de Planejamento e de Finanças. Coordenou, por oito anos, o Grupo Executivo para a Recuperação Econômica do Espírito Santo (Geres), e foi Diretor de Planejamento e Finanças do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes). No âmbito federal, foi secretário-executivo e ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, durante o 2º mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Também foi conselheiro da Petrobras, Eletrobrás e Caixa Econômica Federal. No primeiro mandato do governo Paulo Hartung atuou como secretário de Economia e Planejamento.
Fonte: FolhaVitória.com.br