A premiação foi realizada pela Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya. O resultado final do concurso foi anunciado em cerimônia realizada na noite do último sábado (18), no Parque de Exposições de Linhares, durante o Festival Nacional do Mamão (Brasil PapayaFest), evento que reuniu produtores da fruta de várias partes do país e milhares de visitantes.
Brunelli recebeu 139 pontos em avaliações onde foram conferidos quesitos como padronização, aparência, fitossanidade, teor de brix (açúcar), sabor, além da regularidade de produtividade. A comissão técnica também realizou visitas nas propriedades seguindo critério do Protocolo Internacional GlobalGap, avaliando boas práticas agrícolas, monitoramento de lavouras, proteção de colheita, aspectos ambientais e sociais.
O produtor vencedor ficou surpreso com o resultado e contente pela primeira colocação. “Não estava esperando, mas fiquei muito feliz em saber que produzimos uma fruta com qualidade. Qualidade é tudo. Parabéns a Brapex pela iniciativa!”, afirmou o produtor Paulo Brunelli. O presidente da Brapex, Rodrigo Pontini Martins, destacou a participação dos produtores no concurso e parabenizou o trabalho do setor. “Nosso objetivo foi, realmente, fomentar a busca pela inovação na produção de mamão, avaliando os procedimentos para obtenção de um produto com qualidade e segurança para o consumidor. Esses produtores representam a força do trabalho de todos que produzem essa fruta tão importante para nossa economia e para a nossa saúde”, afirmou Martins.
O 1º Prêmio Produtor do Ano Brapex teve a participação de 23 produtores de municípios do norte do Espírito Santo.
Resultado final
1º lugar: Paulo Roberto Brunelli, do município de Vila Valério – 139 pontos
2º lugar: Vanderlei Ceolin, do município de Linhares – 125 pontos
3º lugar: Jadson Agnesi, do município de São Mateus – 122 pontos
4º lugar: Geraldo Cesar Gava, do município de Linhares – 120 pontos
5º lugar: Júlio Cesar Bobbio, do município de Sooretama – 113 pontos
Redação Portal Ouro Negro