Para a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a tendência é de que haja queda da média de temperaturas e diminuição do volume de chuva, características normais da estação.
“Normalmente, alguns sistemas meteorológicos passam a atuar de forma mais intensa nesta época do ano, como a passagem de frente fria, por exemplo. Logo após a frente fria, existe a massa de ar polar, que favorece queda acentuada temperaturas”, explicou Hugo Ramos. “Por conta destes sistemas, há dias em que as temperaturas podem ficar abaixo 10°C. Quando o ar polar for mais intenso, os termômetros podem ficar abaixo de 5°C na Região Serrana”, complementou o meteorologista do Incaper.
Hugo Ramos destaca ainda a expectativa de ocorrência de nevoeiros nas primeiras horas da manhã. “O ar, mesmo com pouca umidade, resfria tanto que se condensa, formando aquela neblina que prejudica um pouco a visibilidade”, explicou. No período da tarde, as umidades relativas tendem a diminuir, algumas vezes atingindo valores críticos (abaixo de 30%). “A baixa umidade é prejudicial à saúde, e quando associado ao baixo índice de chuva, favorece a ocorrência de incêndios”, advertiu o meteorologista.
Também são esperadas grandes variações de temperatura. “Nos dias em que teremos a atuação do ar seco, há expectativa de variação grande de temperatura, ou seja, grande amplitude térmica. Os dias amanhecem com temperaturas amenas, mas ao longo da tarde, com a incidência dos raios solares, as temperaturas podem alcançar valores acima dos 30°C”, disse o meteorologista do Incaper. Na média, os termômetros devem variar de 12°C a 24°C Região Serrana, e de 18°C a 27°C nas demais regiões.
Fonte: Incaper-ES