O município de Linhares completa 213 anos nesta quinta-feira (22). O Portal Linhares Em Dia produziu uma reportagem especial com pessoas que há décadas fazem história no município através de seu trabalho cotidiano.
Na reportagem de hoje, conheça a história de pessoas que mantém a mesma atividade comercial há anos. Elas relembraram o início do empreendimento, os desafios atuais e relembraram momentos que marcaram as suas histórias.
Baiano: 30 anos no ramo da fotografia
“Baiano Fotógrafo” recebeu nossa equipe em seu estúdio localizado nas proximidades da Praça Nestor Gomes, no Centro de Linhares. De estilo brincalhão, ele contou um pouco de sua história.
“Sou natural da Bahia e fui para São Paulo trabalhar com fotos. Quando cheguei aqui em Linhares no ano de 1977, meu irmão já atuava no ramo de fotografia e com ele aprendi a trabalhar com fotos 3X4 para documentos”.
“Trabalho no mesmo ponto comercial há 30 anos. Durante 10 anos eu paguei aluguel, mas depois eu adquirir o ponto. Investi em minha profissão para oferecer qualidade aos clientes e porque gosto do que faço! Isso é essencial para qualquer profissional”.
“Quando cheguei ao município, era tudo diferente de hoje. Estou muito satisfeito em morar aqui, presenciar muitos habitantes chegando de outros locais para trabalhar aqui e ver o crescimento da cidade. Tenho muitos clientes, graças a Deus. Tem aqueles que posso considerar que são “fiéis”, como sou antigo aqui na cidade muitos indicam o meu trabalho”.
Sapateiro Roberto: 28 anos de história no Centro de Linhares
Nossa equipe visitou a sapataria do senhor Roberto Martins de Almeida, localizada no Centro de Linhares. Natural de Linhares, ele atua há 28 anos como sapateiro. A profissão foi passada por várias gerações.
“No início como para todo comerciante é tudo difícil, mas hoje tenho clientes que conquistei desde quando comecei a trabalhar como sapateiro. Procuro fazer o meu trabalho com qualidade para as pessoas sempre procurar quando precisar novamente”.
“Hoje minha filha trabalha aqui comigo na sapataria, tenho muito orgulho em passar o meu conhecimento para minha família, assim da mesma forma que aprendi antigamente sem perder a identidade. Tenho clientes antigos da época eu que eu comecei a trabalhar como sapateiro. Eles me procuram até hoje”.
“O município recebeu muitos investimentos, mas acredito que mais indústrias deveriam ser instaladas aqui, pois a população está aumentando. É preciso criar mais oportunidades de emprego na cidade”..
Conti Utilidades: mais de 50 anos no município
Nossa equipe foi até o ponto comercial “Conti Utilidades” de propriedade do casal Valdemir Conti e Ângela Maria Cunha Conti. O armazém funciona há mais de 50 anos no bairro Novo Horizonte e é famoso pela variedade de produtos disponíveis.
“Nasci em Linhares e gosto muito desta cidade. Comecei a trabalhar bem jovem com o meu irmão e depois assumi o comércio aqui no bairro Novo Horizonte. Sempre trabalhei com força de vontade e buscando administrar da melhor forma possível meu comércio. Por 10 anos também estive na direção do Linhares Esporte Clube”.
“Esses dias eu estava passeando e observei como que os bairros cresceram aqui em Linhares, antigamente eram como grandes sítios, ninguém pensava que ficaria assim. A cidade cresceu rapidamente”.
“Acho que os gestores do município devem sempre buscar melhorias na educação, saúde e desenvolver atividades para os jovens não se envolverem na criminalidade. Linhares precisa de uma rodoviária e de um teatro”.
Redação Linhares Em Dia
Por Carol Paiva Said e Hugo Rizzo
Fotos dos entrevistados: Hugo Rizzo
{jathumbnail off}