A mamografia é o exame mais eficaz para detecção do câncer de mama, a neoplasia maligna que mais mata mulheres em todo o mundo. Neste mês, a campanha Outubro Rosa, voltada para a prevenção e conscientização da doença, reforça ainda mais a realização desse exame.
“Não tem como falar em conscientização sobre tumor maligno de mama sem enfatizar a importância da mamografia. Um procedimento que ajuda a salvar vidas, visto que detecta a doença em sua fase inicial e o diagnóstico precoce aumenta bastante as chances de cura”, ressaltou a médica ginecologista e mastologista Thaissa Tinoco.
O ideal é que o exame seja feito anualmente por todas as mulheres a partir dos 40 anos, mas em algumas situações é preciso realizar antes dessa idade. “Em casos de histórico familiar da doença ou se a mulher apresentar algum sintoma suspeito, é necessário realizar o exame antes dos 40 anos. Por isso, é importante ir regularmente ao ginecologista”, orientou Thaissa.
Apesar da sua importância, a mamografia ainda é cercada de muitas dúvidas e mitos que algumas vezes até desencorajam as mulheres de fazerem o exame.
Confira alguns mitos e verdades sobre a mamografia
A mulher não deve fazer a mamografia quando estiver menstruada – Mito. Nesse período, as mamas podem ficar mais sensíveis e doloridas, mas não é impedimento para a realização do exame.
Mulheres podem fazer mamografia normalmente durante o período de amamentação – Verdade. A realização do exame não interfere na saúde da mãe e nem do bebê, por isso, a mulher pode fazer mamografia normalmente.
O autoexame das mamas substitui a mamografia – Mito. O autoexame ajuda a mulher a identificar alterações, como caroços e mudanças no formato e na espessura das mamas, mas a mamografia é o único exame capaz de detectar alterações malignas.
Mulheres com silicone podem fazer o exame – Verdade. A prótese não prejudica a realização da mamografia, contudo é necessário informar essa condição ao profissional que irá fazer o exame.