Uma operação da Polícia Federal e da Receita Federal do Brasil, no Espírito Santo, tenta desarticular uma organização criminosa envolvida em esquema de criação de empresas de fachada em nome de “laranjas”.
A Operação ALAPAR começou bem cedo. Estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Vitória em municípios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Também foram determinados os sequestros de imóveis e apreensões de veículos e embarcações, além de bloqueio de valores no montante de R$ 25,5 milhões.
As investigações mostraram que o esquema foi usado para envio irregular de dinheiro ao exterior, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, empréstimos bancários fraudulentos e fraudes em dispensas de licitações e contratos públicos. As investigações também alcançam o patrimônio proveniente dos crimes investigados.
A operação conta com a participação de 70 Policiais Federais, 08 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal, e apoio logístico da Polícia Militar e da Marinha do Brasil.