58 anos, dois filhos e uma vida dedicada ao jornalismo.
José Vicente Mendes começou a trabalhar com jornal na escola, através de grêmio estudantil. “Sempre gostei de escrever. Com 15 anos lancei meu primeiro jornal”, conta. Com o tempo e a experiência, Vicente chegou a integrar as equipes de grandes jornais impressos como o Diário de Minas, de Belo Horizonte, e os capixabas A Gazeta e A Tribuna.
“Desde 1974 estamos aqui nessa região, Colatina-Linhares. Em Colatina fundei o jornal Nova Geração, que já está há quase 37 anos no mercado. Aqui [em Linhares], fui um dos fundadores do jornal O Popular, hoje dirigido pelo Samuel Silva Martins. Depois fui um dos fundadores do Correio do Estado, primeiro jornal diário de Linhares. Há quase três anos lançamos em Colatina o Diário do Noroeste e estamos lançando o Diário de Notícias”, explica.
Vicente afirma observar que muitos não acreditam que exista espaço para mais um jornal em Linhares. “E agora as pessoas às vezes questionam dizendo que Linhares tem muitos jornais. Mais um jornal diário? Será que a cidade aguenta? São coisas que só o tempo dirá. Linhares tem um potencial sócio econômico e financeiro gigante. Isso vai depender de nosso próprio trabalho. Depende da gente”, afirma.
Como exemplo ele cita Cachoeiro do Itapemirim. Cidade pouco maior que Linhares que tem três jornais diários, além de mais quatro ou cinco semanários, todos sobrevivendo satisfatoriamente.
Confira uma breve entrevista com José Vicente Mendes.
Por que lançar o novo jornal?
Planejamos isso há cerca de oito meses. Queríamos lançá-lo depois do carnaval 2013, mas resolvemos antecipar por acharmos a época propícia seria um presente, simples, mas um presente à população.
Existe espaço. A imprensa de Linhares está crescendo. Existe um espaço imenso na área jornalística e publicitária.
Apesar de termos cinco jornais na cidade a vinda do Diário de Notícias creio que vai somar.
Qual é o foco?
Vai ser um jornal informativo e opinativo. O que a gente observa é que a maioria dos jornais da cidade, hoje, são só informativos e, quando assinamos a matéria colocando “da redação”, é por que queremos opinar sobre algum fato político ou até mesmo socioeconômico que tenha relação com a cidade. Vamos dar um foco político ao jornal, social econômico e até policial. Hoje Linhares é uma das cidades com maior índice de criminalidade no estado. Não quer dizer que vamos glorificar este fato. Vamos trabalhar no sentido de reduzir esse índice, mostrando o valor das polícias civil e militar.
O que esperar da publicação?
Eu sempre digo, o jornal como empresa ele tem que ter superávit, tem que ter lucro para se manter, mas o jornal, em si, jornalisticamente falando, pertence ao povo e é feito para defender os interesses da população. O povo pode esperar ter no Diário de Notícias uma tribuna de denúncias e reivindicações.
CONFIRA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS
Redação Portal Ouro Negro