A partir de abril, a cobrança também será feita para carros, motocicletas, utilitários e caminhonetes. Os motoristas que possuem automóveis emplacados no Espírito Santo podem pagar o imposto de uma só vez, com 5% de desconto, ou dividi-lo em até duas vezes.
Os boletos de cobrança são enviados para o endereço do contribuinte cadastrado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). A segunda via pode ser retirada pelo portal do Detran-ES na internet , em uma agência da Receita Estadual ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).
O cálculo do IPVA é feito de acordo com uma tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Para veículos novos, o cálculo do imposto é feito sobre o valor da nota fiscal de compra. O Espírito Santo tem a menor alíquota do país para veículos utilitários e de passeio, 2%. Já para motos, ônibus e caminhões, a alíquota é de 1%. (veja o calendário no site da Sefaz)
Em 2012, o IPVA gerou R$380,7 milhões de receita para o estado. O valor é dividido igualmente entre os cofres do estado e do município onde o veículo foi emplacado. Os recursos são investidos em infraestrutura e serviços para a população, como na área de saúde e educação.
Quem não pagar o imposto no prazo estabelecido não poderá retirar certidões negativas de débito, participar de licitações e realizar operações de crédito que envolvam a utilização de recursos públicos. Além disso, pode ser multado durante abordagem no trânsito por estar com documentação irregular.
Redação Portal Ouro Negro
Fonte: G1.globo.com/espirito-santo